Menu Onde estamos
Se gere negócios online, siga estas 6 dicas práticas para crescer.

Sabia que só 1 em cada 5 empresas consegue realizar mais de 1% das vendas nos seus canais digitais? Para fazer crescer negócios online, siga estas 6 dicas testadas. 

1. Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo permite que as empresas construam e fortaleçam relações com o seu público-alvo. Ao fornecer conteúdo que seja útil e relevante, as empresas podem estabelecer-se como autoridade no seu nicho e conquistar a confiança dos consumidores.
Além disso, o marketing de conteúdo é uma maneira eficaz de aumentar a visibilidade da marca e atrair tráfego qualificado para o site. Sem esquecer que é uma forma não intrusiva de marketing, uma vez que se concentra em acrescentar valor, ao invés de tentar vender diretamente. 
Para implementar uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo para um negócio online, siga estes passos essenciais:

  • Antes de começar a criar conteúdo, é importante compreender quem são os clientes ideais. Investigue os seus interesses, necessidades, desafios e preferências de consumo de conteúdo.
  • Defina objetivos específicos para a sua estratégia de marketing de conteúdo, como aumentar o tráfego do site, gerar leads qualificados, aumentar as vendas ou melhorar o reconhecimento da marca.
  • Desenvolva um calendário editorial detalhado que faça o mapeamento dos tipos de conteúdo a criar, as plataformas onde será publicado, as datas de publicação e os responsáveis pela criação e distribuição do conteúdo.
  • Produza conteúdo que seja altamente relevante e que responda às perguntas, necessidades e interesses do público. Certifique-se de que é bem fundamentado, informativo, envolvente e visualmente atrativo.
  • Utilize técnicas de otimização para motores de busca (SEO) para garantir que o conteúdo seja facilmente encontrado por potenciais clientes quando procuram informações relacionadas com o seu nicho. 
  • Use vários canais para promover o conteúdo e alcançar um público mais amplo, como redes sociais, email marketing, marketing de influenciadores e publicidade paga.


2. Priorize a experiência do utilizador

Esta dica envolve analisar todos os pontos de contacto do utilizador com a marca, desde a primeira interação até ao pós-compra, e garantir que cada etapa é intuitiva, envolvente e gratificante.

Este passo-a-passo pode ajudar a otimizar a experiência do utilizador em negócios online:

  • Analise todos os pontos de contacto que os utilizadores têm com a marca e identifique possíveis pontos de fricção que possam prejudicar a experiência. 
  •  Liste os obstáculos e integre-os num plano de ação por ordem de prioridade. 
  •  Garanta que o seu website é intuitivo e responsivo, que facilite a navegação e a interação para os utilizadores em todos os dispositivos.
  •  Sempre que possível, apresente recomendações de produtos relevantes e comunicações direcionadas para personalizar a experiência do utilizador. 
  • Tenha um apoio ao cliente com uma qualidade irrepreensível e consistente em todos os canais, desde o live chat até às redes sociais, para ajudar os utilizadores a resolver problemas rapidamente e garantir uma experiência positiva.

 

3. Tenha uma estratégia de pós-venda

A relação com o cliente não termina após a compra. Uma estratégia de pós-venda bem-sucedida faz com que os clientes se sintam valorizados e mais propensos a escolher a sua marca novamente nas compras seguintes. Além disso, um follow-up positivo pode gerar avaliações e testemunhos favoráveis e influenciar as decisões de compra de novos clientes. 

Na prática, implemente os seguintes passos: 

  • Depois da compra, planeie comunicações posteriores, como agradecimentos pela preferência e informações adicionais sobre o produto adquirido.
  • Peça aos clientes para partilharem as suas experiências de compra e feedback sobre os produtos ou serviços. 
  • Crie programas de fidelização e recompensas, como descontos exclusivos, ofertas especiais ou brindes para clientes que repetem a compra. 
  • Mantenha-se em contacto regularmente através de newsletters, atualizações de produtos, ofertas promocionais e conteúdo relevante. 


4. Use gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são impulsionadores eficazes de conversão. Ao utilizar estratégias como escassez, autoridade e prova social, pode ajudar a reduzir a hesitação dos clientes e motivar para a conclusão da compra.

Seguem algumas formas práticas de implementação: 

  • Ofereça promoções por tempo limitado ou destaque a quantidade limitada de produtos disponíveis para criar um sentido de urgência e exclusividade.
  • Apresente certificações, prémios ou testemunhos de clientes satisfeitos para ajudar a construir confiança e credibilidade. 
  • Destaque os clientes satisfeitos e avaliações positivas. Apresentar provas de que tem clientes que já confiam na sua marca pode influenciar as decisões de compra dos novos clientes.
  • Ofereça um período gratuito, amostras de produtos ou brindes exclusivos para encorajar os clientes a experimentar.


5. Use técnicas de upsell e cross-sell

As técnicas de cross-sell e upsell consistem na apresentação de produtos ou serviços complementares aos clientes durante o processo de compra. É uma boa forma de aproveitar esta altura em que os clientes estão propensos a comprar mais itens e, assim, aumentar o valor médio de compra. Comece por implementar o seguinte:

  • Identifique oportunidades de cross-sell e upsell. Por exemplo, se um cliente compra uma câmara, pode sugerir acessórios como uma bolsa de transporte ou um tripé como cross-sell. Pode ainda recomendar uma versão mais avançada da câmara como upsell.
  • Integre as recomendações de forma natural no processo de compra do cliente, seja durante a navegação no site, no carrinho de compras ou na página de checkout. 
  • Utilize mensagens claras e convincentes para destacar os benefícios dos produtos adicionais e incentivar a compra.


6. Complemente a estratégia digital com comunicação out-of-home

Complemente as suas estratégias de marketing online com campanhas físicas para alcançar os clientes em vários pontos de contacto e aumentar a visibilidade nos espaços públicos. A publicidade exterior alcança públicos em locais estratégicos, como ruas movimentadas, centros comerciais e aeroportos, e permite reforçar a presença digital das marcas. 
As campanhas de publicidade exterior são um ponto de partida para o envolvimento dos clientes, direcionando-os para as suas plataformas online, onde podem continuar a interagir com a sua marca e realizar uma compra. O resultado é uma jornada de compra fluida e consistente, independentemente do canal que os clientes escolham. Siga estas recomendações:

  • Comece por identificar locais e espaços estratégicos onde a publicidade exterior pode ter o maior impacto para o seu público-alvo, como áreas urbanas densamente povoadas, zonas comerciais ou locais de grande circulação de pessoas.
  • Entre em contacto com a JCDecaux. Como marca líder em publicidade exterior, desenhamos soluções que ajudam os negócios online a crescer, com criatividade especiais que maximizam o impacto da mensagem no público certo.

 

JCDecaux, soluções para ajudar negócios online a crescer

Combinando o poder da publicidade exterior com estratégias de marketing online, pode expandir o alcance da sua marca, criar experiências omnicanal memoráveis e impulsionar o crescimento dos negócios online. 
Desde comunicação em grande formato, com impacto em grande escala, até mupis, outdoors e painéis digitais, dispomos dos formatos de comunicação mais eficazes para qualquer projeto. Contacte-nos.
 

 

Publicado em Tendências